01 – B
02 – E
03 – E
04 – A
05 – A
06 – A
07 – A
08 – D
09 – B
10 – C
11 – B
12 – A
13 – D
14 – D
15 – A
16 – B
17 – A
18 – D
19 – C
20 – B
21 – D
22 – D
23 – A
24 – C
25 – E
26 – D
27 – B
28 – D
29 – C
30 – A
31 – D
32 – C
33 – E
34 – D
35 – E
36 – B
37 – D
38 – C
39 – C
40 – B
41 – A
42 – D
43 – B
44 – A
45 – D
46 – C
47 – E
48 – E
49 – C
50 – C
51 – B
52 – C
53 – E
54 – C
55 – D
56 – C
57 – E
58 – B
59 – D
60 – A

Anúncios

Sobre Pré-Acadêmico Atitude

O Pré-Acadêmico Atitude é um curso pré-vestibular desenvolvido por estudantes e profissionais formados pelas universidades públicas de Pernambuco. O curso é destinado aos alunos e ex-alunos da rede pública de ensino, assim como aos bolsistas da rede particular. O Projeto surgiu a partir da observação do perfil dos estudantes das Universidades Públicas no Brasil, que é composto em sua maioria por estudantes provenientes das camadas mais privilegiadas da sociedade. O curso também introduz para os alunos a idéia da Economia Solidária, Direitos Humanos e Cidadania. As aulas são ministradas por graduandos e profissionais graduados da UFPE, UFRPE, UPE e Faculdadades particulares de Recife. O curso funciona, atualmente, na escola Professor Trajano de Mendonça no bairro de Jardim São Paulo, Recife. No site, você vai ficar informado das novidades sobre o Pré-Acadêmico Atitude e sobre os vestibulares do Estado de Pernambuco.

»

  1. William disse:

    Cara comissão,

    A meu ver, a questão 54, de química, está com gabarito incorreto, pois a MOLÉCULA possui 20 carbonos, mas a CADEIA PRINCIPAL, não. Sendo assim, o gabarito seria alternativa “a”, e não “c”.

    • Oi Willian. Sou um dos professores de química do pré-acadêmico e quem elaborou esta questão. Como você afirmou, realmente a cadeia principal da molécula do retinol possui 9 carbonos. A afirmação III se refere a cadeia como um todo (ou seja, incluindo todos os carbonos da molécula), e não apenas a cadeia principal, que possui 9 carbonos, como você questiona. A fórmula química da molécula é: C20H30O. Logo, a terceira afirmação está correta, devido ao fato de que a molécula possui 20 átomos de carbono em sua composição, ok.

  2. William disse:

    Oi Clébson,

    Desculpa minha insistência, mas quando a afirmativa III, fala em cadeia, você não acha que ela permite uma interpretação dupla? O aluno poderia sim, notar que se trata da cadeia toda, mas também poderia interpretar como cadeia principal, e notar que são 9 carbonos. Assim, peço que seja revisto esse gabarito, mudando de “c” para “a”. Obrigado.

  3. Carlos disse:

    Caro Clébson,

    O enunciado não diz se é a toda cadeia ou a cadeia principal, ele dá ao aluno a possibilidade de pensar de duas formas, gostaria que essa questão fosse revista com cuidado, e se você observar bem o que foi contestado tem total sentido.

    Tenha uma ótima tarde, abraços.

  4. Rayanne disse:

    É verdade Clébson,

    Eu interpretei como o colega acima, e por este motivo, entendi que a afirmativa III era referente à Cadeia Principal. E por isso, julguei falsa a mesma. Peço também a revisão do gabarito.

    Agradecida.

    • Boa tarde a todos, meu nome é Thiago, estou vendo que estamos tendo uma discussão proveitosa sobre a Prova de Seleção, é bom saber que os candidatos estão se esforçando. Gostaria de informar a todos que o gabarito dessa questão não será alterado, concordo com vocês que a questão não especificado exatamente qual parte da cadeia ele quer, mas se o enunciado não menciona qual parte da cadeia ele quer, então a interpretação correta é que seja toda a cadeia e não apenas uma parte dela. Agradeço a todos pelo empenho e pela compreensão.

  5. William disse:

    Boa noite a todos. Compreendo a decisão tomada, apesar de ainda achar que a interpretação não seria considerar todos o carbonos da molécula. Posso estar enganado, mas quando nomeamos a cadeia de um composto orgânico, procuramos a cadeia principal, e todas as ramificações. Se não fosse assim, não faria sentido existir cadeias ramificadas e não-ramificadas. O retinol, por exemplo, que tem 9 carbonos na cadeia (principal), não exigiria que suas ramificações fossem nomeadas, bastava dizer que possuia 20 carbonos, que era um álcool, e pronto. Mas se não há como rever isso, aceito a decisão e agradeço a paciência.

    • Oi Willian. Vi agora a pouco um detalhe em seu comentário que me chamou a atenção:

      “O retinol, por exemplo, que tem 9 carbonos na cadeia (principal), não exigiria que suas ramificações fossem nomeadas, bastava dizer que possuia 20 carbonos, que era um álcool, e pronto.”

      O nome IUPAC do retinol é: (2E,4E,6E,8E)-3,7-dimetil-9-(2,6,6-trimetilciclohex-1-enil)nona-2,4,6,8-tetraen-1-ol

      Se você for analisar a quantidade de isômeros (compostos diferentes de mesma fórmula química), você chega a um valor meio assustador. Então tenha cuidado ao afirmar que as ramificações não precisam ser nomeadas, pois, é importante nomear cada elemento da cadeia, para evitar erros de interpretação.

  6. Kamila F. disse:

    Eu tbm concordo com os meu colegas sobre a questão 54 e acho q as questões 06 e 08 de português tbm deveriam ser vistas com mais cuidado.

    • Bom dia Kamila, as questões 06 e 08 foram revistas pela equipe de Português, que confimaram que houve um erro na formatação das questões, o que com certeza prejudicou a boa realização da prova. Por isso, achamos por bem anular as duas questões e redistribuir os pontos a todos os candidatos, assim ningué sairá prejudicado.
      Gostara de informar que em breve publicaremos o resultado da prova, esperamos um pouco para liberar esse resultado devidos as contestações de questões, estavamos esperando a resolução dos casos. Mas ainda hoje publicaresmo o resultado.
      Agradeço a compreenção e o esfoço de todos!

  7. Oi Gente. Peço desculpas por não ter respondido antes, mas estava sem internet nos últimos dias devido a um mal intendido com o meu provedor recentemente. Bom, o questionamento é totalmente interpretativo. Pelo que vejo, ao afirmar que era uma cadeia condicionou a vocês compreenderem de se tratar da cadeia principal (muito cuidado com isso, pois está incorreto). Querendo ou não, trata-se de um erro de interpretação, pois não foi mencionado na afirmação em nenhum momento nada sobre a cadeia principal:

    “III. A cadeia possui 20 carbonos”

    Trata-se de uma questão conceitual, e compreendo o que vocês questionam, mas, mesmo assim, peço para que vocês deem uma olhada no conceito de cadeia carbônica. Bom, o gabarito não será alterado, porém, qualquer outra dúvida ou questionamento é só informar novamente. Desde já parabenizo Willian, Rayanne e Carlos pelo interesse e desejo a vocês uma boa sorte e espero contar com vocês em sala de aula.

  8. William disse:

    Clébson,

    Eu achava que em questões como esta, quando era afirmado algo sobre cadeia, sem mais nenhum detalhe, automaticamente eu deveria pensar em cadeia principal, pois existem inúmeras questões que querem os carbonos todos, mas referem-se a molécula. Mas se não foi o caso desta, tudo bem, menos um acerto. Também espero, e gostaria muito encontrar você, o Carlos e a Rayanne em sala de aula, para mais debates, que pra mim são muito proveitosos. Boa sorte para todos nós. Abraço.

  9. Victor Bruno disse:

    Companheiros, meu nome é Victor Bruno e sou o responsável pela matéria e elaboração da prova de português. Houve um erro técnico na elaboração da prova, mais precisamente nas questões 6 e 8, e por isso é justo a anulação das mesmas. Há, sim, a possibilidade de fazê-las sem a presença dos termos sublinhados, entretanto não há a necessidade de, no processo seletivo, exigir dos participantes tamanha abilidade lógica gramatical assim como interpretativa. Agradeço a todos pela compreensão.
    Permitam-me, de acordo com o afirmado acima o equívoco deu-se na área de português e não química, portanto… Leiam !!!

    Mas, brincadeiras a parte, abraço a todos.

  10. Victor Bruno disse:

    Perdoem-me a hostilidade gramatical no post anterior.
    Permitam-me: Habilidade*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s