Edital do processo seletivo para o curso Pré-Acadêmico Atitude.

Da Inscrição:

As inscrições para o Pré-Acadêmico Atitude 2011 serão realizadas na Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça na Rua Capetinga S/N em Jardim São Paulo, nos dias 20, 21, 22, 23, 27, 28, 29, 30 de dezembro de 2010, 03, 04, 05, 06, 07, 08 e 09 de janeiro de 2011, no horário das 09 às 12h e das 14 às 17h. A inscrição custará R$ 10,00 e 1 Kg de alimento não perecível, o qual será doado a uma instituição de caridade. Em hipótese alguma, a taxa de inscrição será devolvida. O candidato deverá comparecer ao local de inscrição munido de RG e CPF e preencher a ficha de inscrição.

Dos Pré-requisitos:

Para inscrever-se é necessário:

1. Ter concluído ou estar concluindo no ano de 2011 o 3º ano do Ensino Médio.

2. Ter cursado todo o Ensino Médio nas escolas da rede pública (municipal, estadual ou federal) ou ter cursado o Ensino Médio em colégios da rede particular na condição de BOLSISTA (com BOLSA TOTAL ou PARCIAL DE NO MÍNIMO 50%).

3. Ter disponibilidade para assistir às aulas nos fins de semana, sábado e domingo, manhã e tarde.

 

Das Vagas:

Serão destinadas 50 vagas para o curso Pré-Acadêmico Atitude, que deverão ser preenchidas com alunos que sejam aprovados no concurso regido pelo presente edital.

 

Do Processo seletivo:

O processo seletivo será composto dos seguintes itens:

1. Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

2. Análise de questionário socioeconômico e entrevista, de caráter eliminatório.

Será eliminado o candidato que não comparecer a qualquer uma das fases do processo seletivo.

Da Prova Objetiva:

A prova objetiva será realizada no dia 16 de janeiro de 2011 na Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça na Rua Capetinga S/N em Jardim São Paulo, às 08h15min da manhã. A entrada de candidatos se dará a partir das 7h da manhã e o fechamento do portão será às 8h. O candidato deverá apresentar-se munido de documento de identidade com foto e o comprovante de inscrição no processo seletivo. Não será permitida a entrada de candidatos após o fechamento do portão. Não será permitido o uso de aparelhos de comunicação de qualquer tipo, os quais deverão ser desligados e guardados. Não será permitido o uso de nenhum aparelho eletrônico durante a realização das provas. Será eliminado o candidato que desobedecer esta norma do Edital.

A prova objetiva será composta de 80 (oitenta) questões. A prova será composta de 15 (quinze) questões de Português, 15 (quinze) questões de Matemática, 10 (dez) questões de História, 10 (dez) questões de Geografia, 10 (dez) questões de Biologia, 10 (dez) questões de Química e 10 (dez) questões de Física. As questões serão objetivas de múltipla escolha com 05(cinco) alternativas (A, B, C, D e E) com apenas 01 (uma) alternativa correta.

As respostas definitivas da prova objetiva deverão ser transpostas para o cartão-resposta e apenas estas respostas serão consideradas no momento da correção. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste edital, na capa do caderno de provas e na folha de respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.

Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este edital e/ou com a folha de respostas, tais como marcação rasurada ou emendada e/ou campo de marcação não-preenchido integralmente.

O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de correção da mesma.

            A prova objetiva valerá 100 (cem) pontos no total, cada questão valendo 1,25 pontos.

            O resultado final da prova objetiva e a convocação para avaliação socioeconômica e entrevista serão divulgados até o dia 21 de janeiro de 2011 na Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça, no site do curso e na comunidade do curso no Orkut®.

 Do Questionário Socioeconômico e Entrevista:

            Os candidatos classificados na prova objetiva deverão comparecer à Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça nos dias que serão estipulados na lista de candidatos aprovados na prova objetiva para preenchimento de questionário socioeconômico e realização de entrevista. As avaliações do questionário socioeconômico e a entrevista terão caráter eliminatório.

            O resultado final das avaliações do questionário socioeconômico e da entrevista será divulgado ate o dia 04 de fevereiro na Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça, no site do curso e na comunidade do curso no Orkut®.

Da Classificação:

Serão classificados, os 50 (cinquenta) candidatos que obtiverem as melhores notas no processo seletivo. Será eliminado o candidato que obtiver nota zero ou que não comparecer a qualquer uma das fases do concurso.

Havendo empate nas notas, serão utilizados os seguintes critérios de desempate:

  1. Maior nota na prova de Português;
  2. Maior nota na prova de Matemática;
  3. Candidato que seja ex-aluno do Pré-Acadêmico Atitude;
  4. Candidato de maior idade.

 

Dos Resultados:

O resultado com a nota final dos candidatos será divulgado juntamente com o resultado da análise do questionário socioeconômico/entrevista. O resultado será divulgado até o dia 04 de fevereiro na Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça, no site do curso e na comunidade do curso no Orkut®.

 

Da Matrícula:

Os 50 (cinquenta) candidatos classificados deverão comparecer à Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça nos dias 06, 07 ou 08 de fevereiro para efetuar a matrícula no curso. Para efetuar a matrícula, os candidatos deverão fazer a entrega dos seguintes documentos:

1. Cópia de CPF;

2. Cópia de RG;

3. Cópia de Ficha 19/Histórico Escolar do Ensino Médio ou Declaração de concluinte da escola;

4. Declaração do colégio que comprove a condição de bolsista em colégio particular;

5. 02 fotos 3×4.

O candidato que não comparecer à matrícula ou deixar de entregar algum dos itens acima descritos será eliminado do concurso.

Do Remanejamento:

Serão realizados 03 (três) remanejamentos no curso.

O primeiro remanejamento será efetuado após a matrícula dos alunos aprovados no concurso. A divulgação dos alunos remanejados será realizada no dia 09 de fevereiro na Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça, no site do curso e na comunidade do curso no Orkut®. Os alunos classificados no primeiro remanejamento deverão comparecer à Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça no dia 10 ou 11 de fevereiro, para realização de matrícula, na qual deverão fazer a entrega dos documentos constantes do item anterior deste edital. O candidato que não comparecer à matrícula ou deixar de entregar algum dos documentos descritos no item anterior será eliminado do concurso.

O segundo remanejamento será efetuado após o início das aulas com as vagas disponíveis a partir da desistência dos alunos classificados e matriculados que não comparecerem às duas primeiras semanas de aula. A divulgação dos candidatos classificados no segundo remanejamento será realizada no dia 12 de fevereiro na Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça, no site do curso e na comunidade do curso no Orkut®. Os alunos classificados no segundo remanejamento deverão comparecer à Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça no dia 10 ou 11 de fevereiro, para realização de matrícula, na qual deverão fazer a entrega dos documentos constantes do item anterior deste edital. O candidato que não comparecer à matrícula ou deixar de entregar algum dos documentos descritos no item anterior será eliminado do concurso.

O terceiro remanejamento será efetuado com as vagas disponíveis a partir da desistência dos alunos classificados e matriculados que não comparecerem às cinco primeiras semanas de aula ou que obtiverem presença nas aulas inferior a 75% da carga horária nas quatro primeiras semanas de aula. A divulgação dos candidatos classificados no terceiro remanejamento será realizada no dia 14 de março na Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça, no site do curso e na comunidade do curso no Orkut®. Os alunos classificados no segundo remanejamento deverão comparecer à Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça no dia 15 de março, para realização de matrícula, na qual deverão fazer a entrega dos documentos constantes do item anterior deste edital. O candidato que não comparecer à matrícula ou deixar de entregar algum dos documentos descritos no item anterior será eliminado do concurso.

 

 

Das Aulas:

Os alunos selecionados terão aula na Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça. A aula inaugural será no dia 12 de fevereiro de 2011, com início às 08h.

As aulas serão na mesma escola, nos sábados e domingos no horário: das 8h às 12h com pausa para o almoço e retorno às 13h, com término das aulas às 17h.

Será cobrada mensalmente, uma taxa de R$10,00 por aluno. Esse dinheiro será destinado à manutenção dos gastos da Associação Estudos e Projeto Atitude, entidade que promove a realização do Pré-Acadêmico Atitude.

 Do Desligamento do Curso:

            Será considerado desistente e, por conseguinte, desligado do Pré-Acadêmico Atitude aquele candidato que:

1. Não efetuar a matrícula;

2. Não comparecer às duas primeiras semanas de aulas;

3. Não obtiver freqüência mínima de 75% da carga horária nas quatro primeiras semanas de aula;

4. Não obtiver freqüência mínima de 75% da carga horária ao final de cada mês.

Anúncios

Sobre Pré-Acadêmico Atitude

O Pré-Acadêmico Atitude é um curso pré-vestibular desenvolvido por estudantes e profissionais formados pelas universidades públicas de Pernambuco. O curso é destinado aos alunos e ex-alunos da rede pública de ensino, assim como aos bolsistas da rede particular. O Projeto surgiu a partir da observação do perfil dos estudantes das Universidades Públicas no Brasil, que é composto em sua maioria por estudantes provenientes das camadas mais privilegiadas da sociedade. O curso também introduz para os alunos a idéia da Economia Solidária, Direitos Humanos e Cidadania. As aulas são ministradas por graduandos e profissionais graduados da UFPE, UFRPE, UPE e Faculdadades particulares de Recife. O curso funciona, atualmente, na escola Professor Trajano de Mendonça no bairro de Jardim São Paulo, Recife. No site, você vai ficar informado das novidades sobre o Pré-Acadêmico Atitude e sobre os vestibulares do Estado de Pernambuco.

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s