Sisu// Sistema de Seleção Unificada vai oferecer mais uma atapa de inscrição para a 2ª entrada

Feras que ainda estão na expectativa de serem aprovados em uma universidade pública terão último round para lutar por uma vaga. O Ministério da Educação (MEC) anunciou anteontem à noite que irá fazer uma nova rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para aqueles que quiserem concorrer a vagas de 2ª entrada. Isso significa que ainda há tempo de entrar em um curso superior este ano. A notícia dirime a dúvida dos estudantes que saíram frustrados da 1ª rodada do Sisu, cuja etapa de matrícula foi encerrada ontem. Segunda-feira é o dia D para aqueles que solicitaram ficar na lista de espera. Se não forem chamados, a esperança deles será tentar a segunda rodada do Sisu.

A expectativa é que a nova abertura do Sisu ocorra em maio. A data deve ser definida pelo ministério nos próximos dias. Também não foi divulgado o quantitativo de vagas que será disponibilizado para ingresso no segundo semestre. Esse número vai depender de quantas universidades vão aderir à nova rodada. Das 51 universidades e institutos de educação, ciência e tecnologia, 17 ainda estão com vagas da 2ª entrada em aberto. No entanto, só algumas manifestaram adesão prévia. É o caso da UFRPE, que colocou 2,1 mil vagas na 1ª rodada do Sisu, ou seja, apenas uma parte do total. Em maio, a Rural deve ofertar mais de mil oportunidades. O número correto de vagas ainda não foi divulgado pela instituição.

Já a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) encerrou a sua seleção das 1.380 vagas para 21 cursos de graduação em 2010. Neste domingo, a instituição deverá divulgar uma lista de remanejamento para preencher as últimas vagas restantes. O resultado sairá no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br). Em virtude da lista de espera que foi criada pelo MEC, não haverá sobra de vagas da 2ª entrada na Univasf. Nesta segunda e terça-feiras, os remanejados farão a matrícula.

A nota de classificação na 2ª rodada do Sisu será a mesma do Enem 2009. A estudante Rebeca Pinto Ramos, 17 anos, está na 16ª posição na lista deespera do curso de medicina veterinária da UFRPE, que tem 12 vagas. A fera torce para passar logo, mas se não der não descarta tentar as vagas da 2ª entrada. “Estou esperançosa. Fui à Rural e me disseram que quatro pessoas já desistiram de se matricular, só não se sabe se no turno da manhã ou tarde”, contou Rebeca, que tenta vaga pela manhã.

Saiba mais

 – Em maio, será aberta uma 2ª rodada do Sisu para preencher as vagas da 2ª entrada (início em agosto). Sabe-se, porém, que nem todas as 51 instituições participantes irão aderir

– A Univasf não deverá participar porque já disponibilizou todas suas vagas (de 1ª e 2ª entradas) no lançamento do Sisu. Já a UFRPE, que só preencheu as oportunidades de 1ª entrada, declarou adesão

– As vagas ociosas da UFPE não serão preenchidas nesta 2ª rodada Sisu. A instituição tasmbém não definiu se irá adotar o sistema para o vestibular 2011

– A nota usada para classificação será ainda o Enem 2009. Esta semana o ministério descartou a possibilidade de uma nova prova ainda este semestre

 – Encerrado ontem o período de matrícula da 1ª rodada do Sisu, os feras devem ficar atentos à lista de remanejamento, que deve sair nesta segunda-feira no site do sistema (http://sisu.mec.gov.br)

– Dúvidas pelo telefone 0800 616161 (ligação gratuita) ou pela página eletrônica http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.

Fontes: MEC/Inep

UFPE não adere ao sistema

O reitor Amaro Lins disse ontem que a Universidade Federal de Pernambuco não vai usar a segunda rodada do Sisu para preencher vagas remanescentes do Vestibular 2010. A opção foi aventada como uma das soluções para corrigir o alto índice de vagas ociosas na instituição. “Não dá para fazer (a recolocação das vagas ociosas) porque o sistema é diferente. Não é possível fazer a reintrodução”, alegou. Lins confirmou que a decisão sobre esse ponto ficará mesmo para a reunião do Conselho Universitário, que permanece sem data marcada. “Estamos tentando agendar o mais breve possível”, afirmou. Este encontro é importante porque também nele a UFPE poderá decidir se irá adotar o Enem no Vestibular 2011.

Esta semana a Covest, comissão que aplica o vestibular da Federal, informou que parte do problema das vagas ociosas foi solucionado. Trinta e seis candidatos classificados para a 2ª entrada foram remanejados por opção própria para ingresso na 1ª entrada. Restam, porém, 18 vagas ainda ociosas no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), conjunto que engloba dez engenharias da UFPE. Além disso, há 113 vagas ainda não preenchidas no campus do Agreste (licenciaturas de matemática, física e química), 11 em em música e 12 em expressão gráfica.

Fonte: Diário de Pernambuco – 13/05/2010

Anúncios

Sobre Pré-Acadêmico Atitude

O Pré-Acadêmico Atitude é um curso pré-vestibular desenvolvido por estudantes e profissionais formados pelas universidades públicas de Pernambuco. O curso é destinado aos alunos e ex-alunos da rede pública de ensino, assim como aos bolsistas da rede particular. O Projeto surgiu a partir da observação do perfil dos estudantes das Universidades Públicas no Brasil, que é composto em sua maioria por estudantes provenientes das camadas mais privilegiadas da sociedade. O curso também introduz para os alunos a idéia da Economia Solidária, Direitos Humanos e Cidadania. As aulas são ministradas por graduandos e profissionais graduados da UFPE, UFRPE, UPE e Faculdadades particulares de Recife. O curso funciona, atualmente, na escola Professor Trajano de Mendonça no bairro de Jardim São Paulo, Recife. No site, você vai ficar informado das novidades sobre o Pré-Acadêmico Atitude e sobre os vestibulares do Estado de Pernambuco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s